segunda-feira, 12 de março de 2018

O LUGAR DE MARIA NO PLANO DA SALVAÇÃO



CATEQUESE


"O Espírito do Senhor descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus" (Lc 1,35).

MARIA, ÍCONE ESCATOLÓGICO DA IGREJA

O fato de Maria ter sido escolhida para ser a Mãe d'Aquele que veio para resgatar a humanidade é o ponto fundamental para compreendermos a sua importância no Plano da Salvação. A Anunciação a Maria inaugura a "plenitude dos tempos", ou seja, o cumprimento das promessas e preparações realizadas no Antigo Testamento.

Deus enviou Seu Filho, mas para formar-lhe um corpo quis a livre cooperação de uma criatura (Gl 4,4; Hb 10,5). Por esse motivo, desde toda a eternidade Deus escolheu Maria para ser a Mãe de Seu Filho. "Quis o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida" (LG 56).

Após a Anunciação, o Espírito Santo é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e fecundá-la divinamente, fazendo com que ela conceba o Filho Eterno do Pai em uma humanidade proveniente da sua.

A Igreja ao prestar culto filial à Maria dá testemunho de reverência à Mãe de nosso Senhor e cumpre fielmente as palavras de Lc 1,48, pois o que a fé católica crê em relação à Maria se fundamenta naquilo que ela crê acerca de Cristo, e o que a fé ensina sobre Maria ilumina, por sua vez, sua fé em Cristo.

Também são importantes as últimas palavras de Jesus na cruz (Jo 19,26-27). "Mulher, eis aí teu filho!", "Eis tua Mãe!". A conclusão é evidente: Maria é apresentada como modelo de vida para a Igreja e entregue aos cuidados amorosos de todos os cristãos (Jo 19,27).

As principais Verdades da fé professadas pela Igreja a respeito de Maria, também denominadas como Dogmas Marianos, são quatro: sua maternidade divina, a virgindade perpétua, sua imaculada conceição e sua gloriosa assunção. 
(para estes dogmas, vou abrir uma postagem à parte).

Maria, mãe de Jesus e nossa. Devido a sua total adesão à vontade do pai, à obra redentora de seu Filho, a cada moção do espírito Santo, a Virgem é para a Igreja o modelo da fé e da caridade. De modo totalmente singular, pela obediência, fé, esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para restauração da vida sobrenatural das almas. Por este motivo ela se tornou para nós mãe na ordem da graça. (CIC, § 968).

A devoção Mariana deve ter sempre a finalidade de glorificar a Deus. Maria quis sempre mostrar Jesus. Ela nunca quis e não quer nunca glória para ela mesma. "Fazei tudo que Ele vos disser", (cf.Jo 2,5).

Podemos encontrar na Sagrada Escritura várias passagens que nos fazem, a cada dia amar mais a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe:

O "Sim" de Maria - Lc 1,26-38;
Maria, vivência de paz pela oração. Mulher orante - At 1,14;
Maria, a intercessora - Jo 2,1-5;
Maria, aquela que se põe a serviço - Lc 1,39-45;
Maria, bem-aventurada - Lc 1,46-50;
Maria, aquela que aceita - Jo 19,26-27;
Maria na comunidade - At 2,1;
Maria, a mulher - Gn 3,14-16;
Maria, a arca da nova aliança - Ex 25,10
Maria, a aurora - Ct 6,10;
Maria, o sinal - Is 7,14;
Maria carismática - Lc 1,28-29;
Maria nossa mãe - Jo 19,25-27;
Maria melhor aluna - Lc 2,43-51;
Maria, melhor mestra - Jo 2,1-12.

Maria de Nazaré
Mãe de Jesus Cristo, filho de Deus - Deus.
Mãe de Deus.
Mãe da igreja.

A doce e humilde sempre virgem Maria

Cheia de graça  (Lc. 1,28)
Mãe do meu Senhor  (Lc. 1,43)
Bendita entre as mulheres  (Lc. 1,42)
Filha predita do Pai  (Lc. 1, 38)
Esposa do Espírito Santo  (Lc. 1,35)
Mãe do Filho de Deus  (Lc. 1,32)
Em quem fez grandes coisas Aquele que é Poderoso  (Lc. 1,49)
E a quem proclamam bem-aventurada, todas as gerações. (Lc.1,48)

Lucas 1
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?

João 19
26 Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o DISCÍPULO a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: MULHER, EIS AÍ O TEU FILHO.
27 Depois disse ao DISCÍPULO: EIS AÍ TUA MÃE. E desde aquela hora O DISCÍPULO A RECEBEU EM SUA CASA.

NELSINO CORRÊIA
"Tudo com Jesus, nada sem Maria.
Se viver com pai é bom, com pai e mãe que maravilha!"

ORAÇÃO DA BÍBLIA
"Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre," Jesus.

ORAÇÃO DA IGREJA (resposta)
"Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém."

Por catequista
Josivaldo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário