domingo, 30 de setembro de 2018

Setembro mês da Bíblia



Setembro mês da Bíblia

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)

Segundo o site blog.cancaonova.com.br, “a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade” e segundo o site verbodivino.com.br, “a Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.”
Percebe-se que mesmo em tempos de “perseguição do patrimônio moral Judaico cristão nos dias atuais”, (site Padre Paulo Ricardo, 2013) as Sagradas Escrituras ainda são os textos mais lidos pelos povos, até mesmo pelos não cristãos que bebem de sua mensagem que alimenta a auto estima. (2)

“O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC). (3)
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia,
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.” (4)
                    
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). (5)

SALMO 121 (120)

Deus é o guarda do seu povo (6)

Ergo os olhos para os montes: de onde virá o meu socorro?
O meu socorro vem de Javéque fez o céu e a terra.
Ele não deixará que o seu  tropece, o seu guarda jamais dormirá!
Javé guarda você sob a sua sombra, ele está à sua direita.
De dia o sol não ferirá vocênem a lua de noite.
Javé guarda você de todo o mal, ele guarda a sua vida.
Javé guarda suas entradas e saídas, desde agora e para sempre.



Referencias
1.    Salmo 119,105
2.    https://padrepauloricardo.org/episodios/alianca-politica-entre-catolicos-e-evangelicos
4.    https://blog.cancaonova.com/cuiaba/mes-da-biblia
6.    http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário