quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

A cultura do cuidado e acompanhamento na catequese


A cultura do cuidado e acompanhamento na catequese




A iniciação a vida cristã íntegra só acontece pra valer, onde acontece UMA CULTURA DO CUIDADO OU DO ACOMPANHAMENTO DAS PESSOAS despertadas e batizadas EM PEQUENA COMUNIDADE em todos os aspectos, situações ou dimensões humanas iluminadas pela doutrina da fé de acordo com a proposta do Ano Santo da Misericórdia.

O batizado é considerado um fiel discípulo missionário se caminha em pequena comunidade, isso acontece a partir do anúncio e do encontro pessoal e forte com a pessoa de Jesus Cristo.

A catequese, enquanto ensinamento da doutrina da fé, sem levar em conta o despertar, o nascer, ou o encontro pessoal com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo que sempre acontece através do anuncio Querigmático, é como dar alimento para cadáver que não tem vida. O mesmo se diz quando se tem a  catequese sem ter o mínimo de acompanhamento pessoal da comunidade eclesial, é como aplicar uma disciplina escolar (português, matemática, etc.) que faz as pessoas a terem um relacionamento de conhecimento (de alunos apenas) e não de fiéis discípulos missionários de Cristo, pois, o discípulo caminha tendo em conta a centralidade na Eucaristia e na Palavra e faz a missão de Cristo acontecer.

Sabemos que a família hoje, de forma geral, encontra-se submetida a uma crise difícil de superar. Constatamos as debilidades de vínculos conjugais e fraternos, a ausência do pai ou da mãe, a sobrecarga de tarefas da mulher e a consequente desorientação dos filhos. Os fatores que influem são diversos: a mobilidade humana que cria distância entre seus membros agravando sua desintegração; filosofias e culturas que despersonalizam; meios de comunicação consumistas e hedonistas (busca pelo prazer) que manipulam; sistemas políticos e econômicos corruptos que criam ilusões; a informática que é oportunidade e ao mesmo tempo é risco perante os valores; a ruptura de tradição valiosa; novas correntes pseudo-éticas que criam comportamentos díspares (diferentes); pragmatismo que ofendem a pessoa. A ação catequética enquanto parte do Processo de IVCí deve assumir estes problemas como conteúdo ao invés de ignorá-los.
Convém recuperar a capacidade educadora da família que vai além dos avôs, tios e responsáveis pela criança e pelo jovem. No contexto atual é importante potencializar o papel do padrinho e da madrinha no processo de IVCí em todo caso, a pequena comunidade eclesial oferecerá acompanhamento presencial, pessoal e grupal ao longo de todo o processo de crescimento na fé. (cf. 59 da III semana latino Americana de Catequese)

Padre Rúsio de Sousa Brito assessor da catequese, sobre os princípios norteadores para o processo de IVC hoje. (GUIA PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ ÍNTEGRA – CONSTRUINDO NOVOS PARADIGMAS, Cap. II pg. 9, 10, 19, 2018
IVCí – Iniciação a Vida Cristã Íntegra

Acompanhar e integrar
O processo de Iniciação à Vida Cristã realizado por tempos e etapas, ao ser concluído, implica o envolvimento constante da comunidade em favor dos iniciados. Ela os acompanhará, por meio da oração pela sua perseverança... Garantirá sua formação continuada para aprofundar a fé, especialmente diante das novas questões e situações ao longo da vida. Estimulará os iniciados a participar da vida comunitária e a engajar-se nas grandes causas da sociedade. (Doc. 107 CNBB, n. 176)
Para sustentar o discípulo missionário, a Igreja oferece além do Pão da Palavra, o Pão da Eucaristia. A participação na celebração do Dia do Senhor alimenta o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade; desperta no cristão o forte desejo de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo na sociedade. (Doc. 107 CNBB, n. 177)
___________________
Para ajudar o catequista na sua tarefa de iniciar o catequizando no Mistério, disponibilizamos um recurso indispensável, O DIÁRIO DO CATEQUISTA

Acesse o link abaixo e baixe o seu DIÁRIO DO CATEQUISTA

                                                             DOWNLOAD

Abraço fraterno do catequista Josivaldo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário