Ano Litúrgico
A liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo. Em volta deste núcleo fundamental da nossa fé, celebramos o Ano Litúrgico que foi se organizando para manter viva a memória do Ressuscitado
na vida de cada pessoa e de cada comunidade.
O Ano Litúrgico “revela todo o mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até à ascensão, ao pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor” (SC 102).
A Liturgia é a grande fonte da espiritualidade cristã de toda a Igreja. Ela ajuda os agentes da Pastoral Litúrgica a crescer espiritualmente no exercício do seu ministério litúrgico para um melhor empenho no seu exercício pastoral.
ENCARNAÇÃO
PAIXÃO
ASCENSÃO
ENVIO DO ESPÍRITO
VINDA GLORIOSA
O Ano Litúrgico não tem começo nem fim.
Há dois modos de compreender o Ano Litúrgico
A dimensão celebrativa-memorial
- Celebrar os mistérios de Cristo, do ponto de vista teológico litúrgico, não é apenas “lembrar” o que Jesus Cristo fez por nós. Nem, mesmo, acompanhar a biografia de Jesus, iniciando no Natal, quando nasceu, terminando na Ascensão. Ano Litúrgico não é isso.
- O Ano Litúrgico, através das celebrações, torna atual e insere os celebrantes na mesma eficácia salvífica do gesto histórico realizado por Cristo.
A dimensão pedagógica
- Outra questão é quanto ao modo da Liturgia administrar este aspecto para os celebrantes. Entra aqui a dimensão pedagógica do Ano Litúrgico.
- O Mistério Pascal que celebramos é dinâmico. Uma dinâmica que precisa mexer com a vida pessoal de cada celebrante, de tal modo que o cristão, domingo após domingo, tempo litúrgico depois de tempo litúrgico, ano após ano, cresça e modele sua vida a partir do projeto de Jesus Cristo, a partir dos valores do Reino de Deus.
- A dinâmica pedagógica do Ano Litúrgico não tem a finalidade de formar pessoas religiosas, apenas, mas formar cristãos, isto é, pessoas que se comprometam com o projeto de Jesus.
COMO FUNCIONA O ANO LITÚRGICO?
CALENDÁRIO LITÚRGICO 2019 ano C São Lucas
DOWNLOAD
Que a Sagrada Liturgia nos renove no amor ao Cristo Rei do Universo!
Que o Espírito Santo nos eduque a compreender O Mistério Pascal de Nosso Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário