domingo, 1 de março de 2020

Introdução à Teologia


Introdução à Teologia
Primeira disciplina da escola de teologia para leigos Paulo VI da Diocese de Tocantinópolis-TO, Polo de Araguaína-TO

Turma 2020 

TEOLOGIA
Ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo. Conjunto dos princípios de uma religião; doutrina.
Teologia cristã é o estudo da crença e prática cristã. Esse estudo concentra-se principalmente nos textos do Antigo Testamento e do Novo Testamento, bem como na tradição cristã.

A RAZÃO DA ESPERANÇA
“Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito” (1Pe 3,15)

"Compreender para crer, crer para compreender" SANTO AGOSTINHO

A VOCAÇÃO DO TEÓLOGO
Entre as vocações suscitadas na Igreja pelo Espírito, distingue-se a do teólogo, que em modo particular tem a função de adquirir, em comunhão com o Magistério, uma compreensão sempre mais profunda da Palavra de Deus contida na Escritura inspirada e transmitida pela Tradição viva da Igreja.
Por sua natureza a fé se apela à inteligência, porque desvela ao homem a verdade sobre o seu destino e o caminho para o alcançar. Mesmo sendo a verdade revelada superior a todo o nosso falar, e sendo os nossos conceitos imperfeitos frente à sua grandeza, em última análise insondável (cf. Ef 3, 19), ela convida porém a razão — dom de Deus feito para colher a verdade — a entrar na sua luz, tornando-se assim capaz de compreender, em certa medida, aquilo em que crê.
A ciência teológica, que respondendo ao convite da verdade, busca a inteligência da fé, auxilia o Povo de Deus, de acordo com o mandamento do Apóstolo (cf. 1 Pd 3, 15), a dar razão da própria esperança, àqueles que a pedem.
______________
Da CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
INSTRUÇÃO DONUM VERITATIS SOBRE A VOCAÇÃO ECLESIAL DO TEÓLOGO

A SAGRADA ESCRITURA É A ALMA DA SAGRADA TEOLOGIA
(Dei Verbum, 24)

“A sagrada Teologia apoia-se, como em seu fundamento perene, na palavra de Deus escrita e na sagrada Tradição, e nela se consolida firmemente e sem cessar se rejuvenesce, investigando, à luz da fé, toda a verdade contida no mistério de Cristo. As Sagradas Escrituras contêm a palavra de Deus, e, pelo facto de serem inspiradas, são verdadeiramente a palavra de Deus; e por isso, o estudo destes sagrados livros deve ser como que a alma da sagrada teologia (3). Também o ministério da palavra, isto é, a pregação pastoral, a catequese, e toda a espécie de instrução cristã, na qual a homilia litúrgica deve ter um lugar principal, com proveito se alimenta e santamente se revigora com a palavra da Escritura.” (Papa Bento XVI Exortação Apostólica, Constituição dogmática Dei Verbum)

 “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo. Sempre as considerou, e continua a considerar, juntamente com a sagrada Tradição, como regra suprema da sua fé” (Dei Verbum 21)

 A IGREJA, LUGAR ORIGINÁRIO DA HERMENÊUTICA DA BÍBLIA
(Dei Verbum 29-30)

“Só o contexto eclesial permite à Sagrada Escritura ser entendida como autêntica Palavra de Deus, que se converte em guia, norma e regra para a vida da Igreja e em crescimento espiritual dos crentes."

“Deus se revelou na história, é narrado na Bíblia e foi compreendido na Igreja.” (Pe. Marciano Guerra | abril de 2018 | Curso de Teologia para Leigos – Caxias do Sul)

O QUE FAZ A TEOLOGIA?
“O desenvolvimento da teologia consiste em haurir dos predecessores, enriquecer o dom recebido e transmiti-lo aos sucessores.” (Estudar, aprender e ensinar)

A INTERPRETAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA (o método)
Sentido literal e sentido espiritual (Dei Verbum, 37)

O Concílio Vaticano II indica três critérios para a interpretação da Sagrada Escritura, recordados pela Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini:

1) “Interpretar o texto tendo presente a unidade de toda a Escritura; isso, hoje, chama-se exegese canônica;
2) Ter presente a Tradição viva de toda a igreja;
3) Observar a analogia da fé. Somente quando se observam os dois níveis metodológicos, histórico-crítico e teológico, é que se pode falar de uma exegese teológica, de uma exegese adequada a este Livro” (DV, n.12; VD, n. 34) 

Abaixo,
Documentos da Igreja para estudo da Sagrada Escritura.

CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
DOWNLOAD

DIVINO AFFLANTE SPIRITU sobre os estudos bíblicos
DOWNLOAD

A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA NA IGREJA Pontifícia Comissão Biblica
DOWNLOAD

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA VERBUM DOMINI
DOWNLOAD

CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI FILIUS
DOWNLOAD



Nenhum comentário:

Postar um comentário