segunda-feira, 28 de agosto de 2017

12 PASSOS para o Catequista Crescer na Fé

12 Passos para o Catequista Crescer na Fé, Esperança e Amor
🔺Palavra de Deus Devemos amar a palavra de Deus, pois ela ocupa a centralidade da nossa vida e na missão da Igreja. Nosso alimento cotidiano, e desperta a nossa fé . (Am 8, 11)
🔺A Liturgia Encontramos Jesus na sagrada Liturgia. Todos os símbolos, gestos, ritos, celebrações, sacramentais e sacramentos, além de outras práticas litúrgicas, nos conduz a uma experiência que nos penetra ainda mais no mistériopascal de Cristo.
🔺A Eucaristia É lugar primeiro de encontro do discípulo com Jesus Cristo. Onde temos uma comunhão profunda, depois de nos alimentarmos de Seu corpo e sangue.
🔺Oração Indispensável na vida do catequista. A oração, seja pessoal, comunitária e com os catequisandos, é lugar onde o discípulo alimentado pela Eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus e procura assumir a vontade do Pai.
🔺A Cruz Devemos abraçar a Cruz, pois é nas dificuldades, conflitos e sofrimentos que encotramos Jesus e nos deixamos entregar a Ele. (Mt 16, 24)
🔺Conversão Buscar a confissão com frequência. Mudar de vida. É essencial para um catequista. A prática desse sacramento nos ajuda no caminho espiritual e de santidade. (At 19, 18)
🔺O Testemunho Catequista evangelisa com seu testemunho, com a sua vida e nem sempre utiliza palavras, mas sim atitudes de que vive uma vida cristã e comunga do cálice de Cristo apenas.
🔺A comunidade Caminhamos juntos com a comunidade. Onde muitos estão em Seu nome, Jesus ai está. Testemunhamos em comunidade a presença de Jesus em nosso meio.
🔺A alegria e Esperança Devem ser características de um catequista. Pois, são frutos do Espirito Santo e resultados de uma íntima relação com o Senhor. Lembrando da parábola do semeador. Que teve esperança que todas as sementes dessem frutos. E não se deixou desanimar por aqueles que não deram bons frutos. Mas se alegrou com aquelas sementes que deram frutos.
🔺A Missão O catequista é missionário no sentido pleno da palavra. Um facilitador da ação do Espirito na vida de cada um e na conversão ao Senhor. Fazer discípulos é fazer missionários.
🔺A devoção Mariana Cultivar a espiritualidade mariana. Maria é aquela que se doou por seu filho e fez de sua vida uma entrega. Devemos a exemplo dela ser discípulos prontos para dizer seu sim a Deus.
🔺A fé Popular Devemos respeitar, purificar e promover a piedade popular. Com equilíbrio e de forma saudável a religiosidade popular nos vem como herança, pois mesmo sem estudo ou muito entendimento a fé do povo às vezes pode ser muito maior do que os mais estudados. 📿 João Melo - Revista Sou catequista 14 edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário