quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Os Dez Mandamentos do Catequista

Os dez mandamentos do catequista


Por Pe. Cristovam Lubel
Editora Pão e Vinho

"O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado, olhando para Jesus modelo de mestre, de servidor e de catequista." (DNC, 261)


1 - Farei uma experiência de Deus com meus catequizandos.
"A fonte inspiradora da formação de catequista é Jesus Cristo" (DNC 253)


2 - Prepararei os encontros para evangelizar meus catequizandos.
"O catequista bem formado capacita-se para crescer de forma permanente na maturidade da fé" (DNC 255d)


3 - Celebrarei as alegrias e as tristezas, as minhas e a dos meus catequizandos.
"O catequista é uma pessoa integrada no seu tempo e identificada com sua gente" (DNC 266)


4 - Acompanharei, com interesse e carinho as famílias de meus catequizandos.
"O catequista deve proporcionar as famílias uma experiência de Deus" (DNC 300d)


5 - Aprofundarei meus conhecimentos para partilhá-los com meus catequizandos.
"Um catequista bem preparado, que sente ter sucesso no que faz, estará menos propenso a desistir" (DNC 260)

6 - Servirei com generosidade a todos os meus catequizandos.
"O catequista é chamado a ser como Jesus, modelo de serviço" (DNC 261)

7 - Participarei da comunidade junto com meus catequizandos.
"O catequista valoriza a experiência pessoal e comunitária da fé" (DNC 275c)

8 - Buscarei a conversão do coração junto com meus catequizandos.
"O processo formativo ajudará o catequista como pessoa, como cristão e cristã" (DNC 262)

9 - Testemunharei com a vida o que ensino aos meus catequizandos.
"A ação do catequista nasce do testemunho de sua própria vida" (DNC 264)

10 - Rezarei todos os dias na intenção dos meus catequizandos.
" O catequista é uma pessoa de espiritualidade, quer crescer em santidade" (DNC 264)

"Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos" (Mt. 28,19

A Comissão de Animação Bíblico Catequética do Regional Norte 3 da CNBB convoca as forças vivas para que sejamos uma igreja,
DISCÍPULA, MISSIONÁRIA, PROFÉTICA e MISERICORDIOSA.
Que não falte aprendizado, missão, anúncio e caridade na sua catequese.

        Boa missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário