quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

PREPARAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PARA O BATISMO


DIRETÓRIO DIOCESANO DE PASTORAL
Diocese de Tocantinópolis

Por catequista Josivaldo
mandato de Jesus Cristo para o seu discipulado, contido na sua Palavra,
“Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt. 28,19-20)

Diretório Diocesano de Pastoral afirma,
“Pelos sacramentos da iniciação a vida cristã – Batismo, Confirmação e Eucaristia, são colocados os fundamentos de toda a vida cristã.
O sacramento do Batismo, instituído por Jesus Cristo e entregue à igreja é sinal visível e eficaz da graça. É a marca do cristão.
Os párocos têm o dever de zelar para que todos os que pedem o sacramento do batismo sejam preparados e/ou acompanhados mediante devida evangelização e instrução catequética (Cân. 843,2)” (DDP art. 120, 122, 123 parag. 2, 2018)

O documento batismo de crianças da CNBB 19, afirma,
“O acolhimento exprime o ingresso (entrada) na comunidade eclesial. Nesta etapa, os filhos são apresentados à comunidade, dentro da celebração da missa ou do culto, após a homilia e antes da oração dos fiéis. Estabelece um diálogo com os pais e padrinhos sobre o valor da iniciativa que estão tomando de pedir o batismo para seus filhos e afiliados e as responsabilidades daí decorrentes. Recebe-se a promessa dos pais e padrinhos de prepararem-se devidamente para o batismo dos filhos. Eventualmente dá-se uma benção especial para os pais, padrinhos e os filhos, no final da celebração.” (cf. nº 15 e 163)

O documento de Aparecida afirma que a Iniciação à vida cristã
“Constitui grande desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a experiência cristã; desafio que devemos encarar com decisão, coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre ou fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para segui-lo, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora.” (cf. 287)

O documento 100 da CNBB, Comunidade de comunidades: uma nova paróquiaafirma,
“A conversão [pessoal/pastoral] e a revisão das estruturas não se realizam para modernizar a igreja, mas para buscar maior fidelidade ao que Jesus quer da sua comunidade (...) a catequese há de ser uma prioridade. Um novo olhar permitirá uma nova prática” (cf. nº 59 e 268)

O documento 107 da CNBB IVC, Itinerário para formar discípulos missionários afirma que a vivência cristã é fruto da iniciação.
“O processo catecumenal cria gradual e progressiva revisão de atitudes, escolhas e comportamentos, convocando a uma efetiva conversão da própria vida.” (cf. nº 137 pg. 63)

PREPARAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Como Itinerário para o Batismo
1.  MOTIVAÇÃO
Art. 124 parag. 4,
“A motivação para o batismo começa com um convite durante a missa ou culto, (...) alertando os pais da importância de batizar seus filhos e de apresenta-los à comunidade”

2.  INSCRIÇÃO
Art. 132.
“A inscrição para o batismo é feita com antecedência, na secretaria paroquial.” Ocasião onde é entregue os documentos necessários.

3.  PREPARAÇÃO
Art. 124 parag. 5,
“Que esta preparação tenha no mínimo três a quatro horas de duração realizada preferencialmente na paróquia com a participação dos introdutores de cada comunidade para que façam o acompanhamento em suas comunidades.”

4.  APRESENTAÇÃO
Art. 124 parag. 8,
“Seguindo um costume antigo da igreja, a preparação para o batismo poderá começar com uma apresentação dos batizandos à comunidade durante a missa ou culto. Esta apresentação poderá ser feita seguindo as etapas do Rito de Iniciação Cristã”

5.  BATISMO
Art. 136
“Exceto em caso de necessidade, o lugar próprio para o batismo é a Igreja/Templo ou outro espaço da paróquia, onde normalmente a comunidade celebra (Cân. 857,1)
NOTA: esta sequência constitui o caminho mínimo para a recepção do Sacramento.
______________________________________
COMPROVANTE
Art. 124 parag. 6,
Aos participantes da preparação podem receber um comprovante válido por um ano e poderão usar batizar em qualquer paróquia da Diocese.

CONTEÚDO
Art. 124 parag. 3,
“Os pais da criança a ser batizada e também os padrinhos sejam convenientemente instruídos sobre o significado do batismo e as obrigações dele decorrentes por meio de exortações pastorais e também mediante orações comunitária, reunindo mais famílias e através de visitas (Cânon. 851,2)”

METODOLOGIA
Art. 124 parag. 1 e 7,
“os encontros de preparação para o Batismo devem ser o mais possivelmente personalizados, adequados às pessoas que os frequentam, podendo ser substituídos por visitas das equipes de catequese, batismo e pastoral familiar (onde houver) às casas dos pais”

IDADE
Art. 135. A criança até os 7 anos é acolhida pelo batismo.
A partir de 8 anos é acolhida na catequese.
Art. 164. Os adultos sejam admitidos ao Catecumenato – RICA
Por catequista Josivaldo, Pastoral do Batismo, 2019
Paróquia São Vicente de Paulo

baixar este texto em PDF DOWNLOAD





Nenhum comentário:

Postar um comentário