terça-feira, 25 de abril de 2023

DOM LEOMAR BRUSTOLIN FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DA CNBB

    Foi eleito no final da segunda sessão desta terça-feira, 25 de abril, como presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS).


ACESSE AQUI

     Dom Leomar foi assessor do Primeiro Congresso Catequético em Araguaína - TO, em 2016 - Diocese de Tocantinópolis - TO, juntamente com irmã Aparecida, professora de pedagogia catequética na Escola Catequética Joao Paulo II nas Dioceses de Araguaína e Tocantinópolis.

Trecho da carta convocatória,

“Nos dias 16, 17 e 18 de setembro próximo realizaremos em Araguaína, no salão de eventos da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO (Colégio Santa Cruz), o 1º Congresso Diocesano de Iniciação à Vida Cristã. Diante da mudança de época que exige o anuncio explicito e continuado de Jesus Cristo e dos desafios da família em educar seus filhos para a vida e para a comunidade de fé, escolhemos como tema para este congresso: Iniciação à Vida Cristã: Família e Comunidade Eclesial construindo a Educação na Fé e o Lema: E vós, pais e educadores da fé, instrui as crianças, jovens e adultos, inspirados na pedagogia do Senhor (cf. Ef. 6, 4).” 

_______

Bispo Dom Giovane, Tocantinópolis, 17 de maio de 2016.

 

Temas abordados:

 1.     A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ COMO FONTE DE RENOVAÇÃO DE TODA VIDA PAROQUIAL

 Catequese catecumenal

• Nossas comunidades precisam ser mistagógicas, lugar por excelência da catequese, preparadas para favorecer que o encontro com Jesus Cristo se faça e se refaça permanentemente.

Atitudes e estruturas

• Requer uma série de atitudes: acolhida, diálogo, partilha, escutada Palavra de Deus e adesão à vida comunitária.

• Implica estruturas eclesiais apropriadas, nos mais diversos lugares e ambientes, sempre disponíveis a acolher, apresentar Jesus Cristo e dar as razões da nossa esperança(1Pd3,15).

 

ACESSE O CONTEÚDO

AINICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ COMO FONTE DE RENOVAÇÃO DE TODA VIDA PAROQUIAL

 

2. INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: Família e Comunidade Eclesial construindo a Educação na Fé

 Família a lacarte

• versão de uma família psicologizada, à lacarte, emocional, gerida segundo o princípio da autonomia individualista.

• Alguns comportamentos antes vistos como provas de coragem, de abnegação, na atualidade são interpretados como algo negativo (deixar tudo para cuidar de um doente).

• A prioridade é a felicidade individual.

• Entre os pressupostos que enfraquecem e menosprezam a vida familiar, encontramos a ideologia de gênero, segundo a qual cada um pode escolher sua orientação sexual, sem levar em consideração as diferenças dadas pela natureza humana.

 

ACESSE O CONTEÚDO

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: Família e Comunidade Eclesial construindo a Educação na Fé


3. POR ONDE IR? Comunidade, Família e catequese

Vencer a mesmice!

• “A pastoral em chave missionária exige o abandono deste cômodo critério pastoral: ‘fez-se sempre assim’. Convido todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades.”    EG 33

 CRITÉRIOS PARA UMA COMUNIDADE SER CRISTÃ (Doc100, 77-81)

• “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At2,42).

a) o ensinamento dos apóstolos; - CATEQUESE

b) a comunhão fraterna; - CARIDADE

c) a fração do pão (Eucaristia); e - LITURGIA

d) as orações. - ESPIRITUALIDADE

 • O Novo Testamento não oferece um modelo único de comunidade cristã. Mas apresenta elementos e critérios comuns para a vivência comunitária da fé cristã nos diferentes contextos culturais e em épocas distintas.

 

ACESSE O CONTEÚDO

POR ONDE IR? Comunidade, família e catequese


 4. COMO IR? Indicações para a conversão pastoral

ACOLHER

Saber acolher cada pessoa na sua condição religiosa e humana sem colocar, de imediato, obstáculos doutrinais e morais para a sua chegada. Não é preciso ceder à doutrina, apenas garantir a acolhida pastoral (atitude!)

 atitude misericordiosa da Igreja para com todos. Durante o caminho da fé, a pessoa será orientada a uma conversão e conhecerá a doutrina e a moral cristãs.

 COMUNIDADE ORANTE

O que Karl Rahner refletiu sobre o futuro da vida cristã aplica-se também ao futuro da comunidade paroquial: a comunidade de amanhã ou será mística ou não será nada.   As comunidades cristãs precisam ser verdadeiras escolas da oração que formem discípulos missionários capazes de escutar a voz do Senhor da Igreja nos diferentes momentos históricos.

_________

Uma verdadeira espiritualidade que transforme a vida.

RAHNER, K. Espiritualidad antigua y actual. Escritos de teologia, 2,5. Madrid, 1966.

 

NOVA FORMAÇAO

“É preciso ter a coragem de levar a fundo uma revisão das estruturas de formação e preparação do clero e do laicato da Igreja que está no Brasil. Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. (...) A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis”.

________

PAPA FRANCISCO. Discurso do Santo Padre no Encontro como Episcopado Brasileiro de 27 de julho de 2013. Pronunciamentos do Papa Francisco no Brasil. São Paulo: Paulus e Loyola, 2013. P 52.

 

ACESSE O CONTEÚDO

COMO IR? Indicações para a conversão pastoral



SITES



______

Por Catequista Josivaldo Alves de Aquino

Articulador diocesano de catequese nas

Dioceses de Tocantinópolis e Araguaína 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário